domingo, 23 de janeiro de 2011

TRÊM MADEIRA MAMORÉ-PORTO VELHO

Em visita a capital Porto Velho-RO, no dia 07 de janeiro de 2011 tivemos a oportunidade de visitar o memorial do trem Madeira Mamoré.A prefeitura está fazendo a revitalização da praça denominado Praça do Trêm Madeira Mamoré.


Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (E.F.M-M), a legendária ferrovia de 366 Km, que entre 1912 e 1972 ligou as cidades de Porto Velho e Guajará-Mirim, na Selva Amazônica do hoje estado de Rondônia, na região norte do Brasil.

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré ficou mundialmente conhecida como a Ferrovia do Diabo, devido as grandes perdas humanas e dificuldades encontradas por seus construtores entre 1907 a 1912.

Recentemente a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi tema da minissérie "Mad Maria" da TV Globo, que de forma positiva exibiu ao público brasileiro esta parte de nossa história, até então quase desconhecida ou esquecida por grande parte de nossa população.

A minissérie exibiu vários acontecimentos verídicos sobre a ferrovia, e que foram realmente filmados nos mesmos locais onde os fatos se passaram, também exibiu vários fatos fictícios, já que a mesma foi baseada na obra homônima "Mad Maria" de autoria de Marcio Souza.

Para que fosse possível realizar as filmagens da minissérie foram recuperados alguns pequenos trechos da ferrovia e que foram abandonados após o término das gravações.

Apesar do grande apelo e interresse positivo que a Minissérie despertou em Rondônia, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré ainda não recebeu a devida atenção e está totalmente fora de funcionamento há mais de quatro anos, e todo seu acervo encontra-se em péssimo estado de conservação tanto nas cidades de Porto Velho e Guajará-Mirim, bem como ao longo do seus 366 km.

Nos últimos meses começou em Rondônia um grande esforço por parte do Governo do Estado de Rondônia, prefeitura de Porto Velho e da sociedade civil para que a ferrovia seja revitalizada em seu todo, tendo como base o projeto de revitalização do Governo de Rondônia, de autoria do arquiteto Luiz Leite, membro desta associação e umA Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é uma das últimas linhas de trem a vapor no Brasil e a única na Amazônia.

A história desta ferrovia faz parte do Patrimônio Histórico Nacional Brasileiro e é também a História e Patrimônio dos construtores Americanos, Ingleses, Chineses, Espanhóis, Dinamarqueses, Caribenhos, Italianos e Alemães entre outras nacionalidades. Aproximadamente 6.000 destes trabalhadores morreram de forma trágica nas frentes de trabalhos da Madeira-Mamoré: naufrágios, mortes por flechadas de índios, afogamentos, picadas de animais silvestres, e outras doenças como: malaria, febre amarela, febre tifóide, tuberculose, beribéri, e outras que ocasionaram estas perdas.

A Madeira-Mamoré representa também a memória viva para esses trabalhadores e seus descendentes que ainda residem principalmente nas cidades de Porto Velho e Guajará-Mirim no Estado de Rondônia. dos maiores defensores do patrimônio restante da E.F.M-M.

FONTE: http://www.efmm.net/

 



Nenhum comentário: